quinta-feira, 24 de maio de 2007

A savana - fauna e flora












A savana é um tipo de vegetação característico das regiões de clima tropical. Este tipo de clima, conforme a latitude e a continentalidade, apresenta valores diferentes de precipitações e de temperaturas, pelo que pode fazer a transição entre o clima equatorial, desértico e até entre o mediterrâneo. Por estas razões, e não só, as formações vegetais variam de acordo com a maior ou menor abundância de precipitações.


A savana é uma formação vegetal herbácea (ervas) alta, atingindo nalgumas regiões os 2 metros de altura, e "salpicada" de algumas árvores e arbustos. Os arbustos são quase sempre espinhosos e as árvores, são, na sua grande maioria, de folha caduca, com troncos muito duros e revestidos de casca espessa. As raízes das plantas da savana são muito profundas e ramificadas, para poderem captar o máximo de água (que lhe permite sobreviver na estação seca). As árvores mais típicas da savana são a acácia e o embondeiro.


No que respeita à fauna (animais) do bioma savana, é constituída principalmente por grandes herbívoros, tais como búfalos, elefantes, zebras, impalas, antílopes, girafas, cangurus (nas savanas australianas). Como os herbívoros são o alimento preferido dos carnívoros, a existência de muitos herbívoros, faz com que existam nas savanas também muitos carnívoros, tais como leões, leopardos, panteras, tigres, chitas, etc... Nas savanas também existem répteis (lagartos, cobras, serpentes), aves (águias, abutres, falcões...) e muitos insectos, principalmente gafanhotos e mosquitos.





8 comentários:

Universaltec disse...

Nossa num sabe o tanto que esse blog me ajudou , num trabalho escolar !!!! gostei muito !!! vlw

Universaltec disse...

queria saber como eu ponho esse relogio no meu blog ???

Unknown disse...

nossa assim como o amigo ai de cima,esse blog me ajudou pks .brigadaão

Unknown disse...

Pra conseguir por o relógio no blog é só clicar em cima dele.

raqueloira disse...

ajudou-me boe nao achava nada em lado nenhum

obrigado
ps publica isso na wikipédia

beatriz disse...

Queria saber qual é a flora da Savana .

valdmirojoaquim8@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
valdmirojoaquim8@gmail.com disse...

ya e assim